sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Despertar Apostólico - Estabelecendo o Reino de Deus - Estudo 4


Introdução

Em Mateus, usa-se o termo “Reino de Deus”, pois escrevia para a comunidade judaica, que já tinha a compreensão do senhorio de Deus. Em Marcos e Lucas usa o termo “Reino dos Céus”, ou ainda “o que vem dos céus”, escreviam a outros povos, que não tinham uma fé monoteísta.
O Reino de Deus é manifestado por Jesus, foi Sua incumbência. A mensagem de Jesus foi de instauração do Reino, João Batista já declarava que o Reino de Deus estava próximo, (Marcos 1:15), e Jesus dizia: é chegado o Reino de Deus, (Mateus 12:28). A salvação do enviado/ungido de Deus está relacionada ao Governo de um Senhorio, o Reino de Deus é para o salvo, é seu direito. Jesus trouxe este estabelecimento.
A Palavra de Deus nos ensina que o mundo jaz no maligno, este mundo é tenebroso. Tem um princípio das trevas, ele tem um governo do mal, um governo de morte. Logo, a humanidade está sob este domínio.
E Jesus vem instaurar um governo de vida, para destronar Satanás, o príncipe das trevas e instituir o Seu reinado.
A importância do Reino de Deus é revelada na grande quantidade de vezes que Jesus fala sobre o reino, (as parábolas). E através do Seu ensinamento aos discípulos, vemos que este era o desejo de Deus, que os discípulos continuassem a falar do reino.
O que é o Reino de Deus?
É o domínio de Deus, é o Senhorio de Deus, é o Seu Governo.
As pessoas precisam se render ao Senhor é o domínio de Deus sobre todos.
Como Deus estabelece o Seu Reino?
Em Jesus Cristo e conseqüentemente a Igreja. O próprio Senhor Jesus é o Reino de Deus. (Romanos 14:17)
Jesus veio a terra para estabelecer o Reino de Deus. O próprio Senhor é finalmente o Reino de Deus. Quando o Senhor Jesus está entre vós o Reino de Deus está no vosso meio. Isto acontece porque a autoridade de Deus passa a ser completamente executada em nossa vida. (Mateus 12:28)
Assim como o Reino está no Senhor, deve também ser encontrada na Igreja, pois a vida do Senhor é liberada para a Igreja e assim o Reino de Deus também se estende à Igreja. (Colossenses 1:13)
Nesta verdade há um despertamento, que a mesma obra executada por Jesus está sobre a Igreja, ora, se Jesus, nosso Senhor nos dá uma ordem de ir. É necessário que onde estejamos se estabeleça o Reino. Jesus restaurou o Reino. Ele trouxe o Reino e o instaurou na terra. É a concretização de uma missão, e além de missão é um cumprimento profético.
E a Igreja está envolvida nessa missão, nessa profecia. E quando tudo isso se concretizar, quando tudo acontecer, chegará o fim.
O Reino já foi estabelecido?
O Reino de Jesus já foi estabelecido, na minha vida, na vida da
Igreja, mas ainda não na vida de muito. Precisamos entender que o Reino não é nosso, mas de Deus, e precisamos levar o Reino ao mundo. O Reino será pregado a toda etnia, em testemunho a todas as nações. (Mateus 24:14)
Igreja Apostólica é uma igreja cheia do Reino de Deus
Despertar apostolicamente é despertar para o Reino de Deus, despertar para levar o Reino, saber que o Reino precisa ser estabelecido. O apostólico é extravasar o Reino de Deus manifestando aos homens. A nossa vida tem revelado que sou cidadão do Reino? Se o Reino está desprotegido demonstra que eu estou desprotegido. Quando não vivo bem o Reino de Deus, eu não tenho prazer, alegria em levar o Reino de Deus.
Em Mateus 23, Jesus fala para os fariseus que eles não entram no Reino dos Céus, e também não deixam que outros entrem, porque falam e não fazem. Se eu me acomodo eu impeço que outros entrem no Reino.
Igreja não é uma instituição, mas é o corpo de Cristo, assim, Deus ordena que a igreja seja a vanguarda de seu Reino. Deus tem o propósito de que sejamos o seu Reino, uma vez que a igreja tem ordens de constituir o terreno onde a autoridade de Deus é exercida. Ele deseja ter o lugar de direito em mais do que apenas alguns indivíduos, mas, o Senhor deseja que toda a Igreja lhe conceda preeminência absoluta a fim de que sua autoridade prevaleça e não haja rebeldia.
Isso é um dever da igreja, é papel da igreja. A mensagem do Reino é muito importante, está num desdobramento profético, enquanto o Reino não for pregado ele não vem.
Igreja Apostólica é conquista. Precisamos conquistar o mundo. Jesus estabeleceu a obediência para desatar em nós o estabelecimento do Reino. Está nas mãos da Igreja, Jesus nos confiou isso, para que vivamos esse Senhorio.
As nações precisam conhecer Deus, a nossa fé.
A Igreja se perdeu da sua revelação, deixou isso para os missionários. Precisamos resgastar essa revelação. A Igreja local gera o apostólico. Ela tem que estar preparada, há urgência, não há mais tempo.
Para isso precisamos entender o que é:
Governo Real: O Reino de Deus é um estabelecimento de Governo, Governo estabelecido no céu e na erra, um Reino eterno, já está em nós.
Dimensão Pessoal: O Reino de Deus estabelecido no homem promovendo a sua transformação em cidadão do Reino.
Igreja de Cristo: Temos uma mensagem, ide, ela vivencia o Reino na sua propagação, no envio. A Igreja de Cristo é o Reino dos Céus.
“O discernimento que temos do Reino de Deus, a forma como O recebemos, revelará o nível do Senhorio de Deus em nossa vida, e o comprometimento que temos com Ele, com o Reino de Deus.
ESTUDANDO A PALAVRA
“Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor.” (Colossenses 1:13)
“Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria do Espírito Santo.” (Romanos 14:17)
“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes; e então virá o fim.” (Mateus 24:14)
“Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus.’ (Mateus 12:28)
“E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” (Atos 5:32)
“E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.” (Marcos 1:15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário