sábado, 21 de agosto de 2010

Despertar Apostólico - A Pregação do Evangelho - Estudo 6


Introdução

A forma como Jesus se mostrou aos discípulos, foi uma forma para impactar, e a igreja de hoje precisa impactar o seu tempo, o lugar onde ela está.
A idéia é que aonde chega Jesus, chega o evangelho, este lugar, esta vida tem que ser impactada. A mensagem, quando anunciada, no seu teor, na unção, deve causar impacto.
A mensagem que vem é para nos levar a entender que o mundo tem que ser impactado por mais que já tenha sido impactado ainda tem muito que impactar a minha vida, esta igreja, esta cidade, este estado, o Brasil e o mundo. A mensagem ainda nos leva a entender que ainda podemos ser surpreendidos, pois ela tem a unção, está revestida de um teor que causa impacto. (Atos 2:41; 4:4)
Jesus curou, libertou, ressuscitou, mas estes sinais acompanham a mensagem. Se existe a mensagem há uma porta aberta para os milagres, para as coisas sobrenaturais acontecerem.
A fé vai determinar, mas o que vai introduzir o milagre é a pregação. Quando começamos a falar, estabelecemos o vinculo de manifestação e da glória de Deus. Se nos calamos, fechamos a porta, se eu estou retido, Deus também está, não se manifesta. Mas quando abro meus lábios e começo a anunciar, há um compromisso de Deus com a mensagem pregada.
Duas coisas a destacar nos textos que lemos: responsabilidade de pregar e a ênfase é Cristo ressuscitado.
O que é o evangelho?
São as boas novas de salvação, é uma mensagem dos céus para nós.
Como estabelecemos o evangelho?
Pela pregação. Se nós pregamos estamos ligados ao ministério de Cristo. Nossa vida deve ser um testemunho, porém somente meu exemplo pode ser nada, é necessário falarmos. (Gálatas 3:1-9)
“Toda religião é boa, até que se conheça a verdade”.
Na grande maioria das religiões conseguimos identificar os aspectos morais (fazer o bem, amar o próximo, etc). A diferença está na pregação e na certeza da verdade. Se nós abrirmos a boca, e se estabelecermos a mensagem de Deus, as pessoas vão ouvir e vão ver que o evangelho é o poder de Deus para a salvação. (Gálatas 1:6-9)
Viver a vida na comunidade é muito importante. Podemos fazer cruzadas, eventos, grandes ajuntamentos e alcançarmos muitas pessoas, porém se abrirmos nossa boca o alcançar será muito maior. (Atos 5:42)
Estamos prestes a voltar ao discipulado não como forma, ou como estratégia, mas como um ponto importante em nossa vida. Se não prego ninguém é curado, ninguém é liberto, mas se prego, e as pessoas ouvem, elas serão curadas, libertas e restauradas.
Claramente percebemos a reponsabilidade Apostólica com a pregação do evangelho, o poder de Deus e manifestado pela verbalização, ou seja, em falarmos de Jesus. Quando pregamos a Cristo é liberado o poder da salvação, da transformação e libertação. Este poder está em nós, mas só vamos ver quando começarmos a pregar. Temos vivenciado o poder de Deus dentro de quatro paredes, queremos ver em nós. Mas Jesus não projetou para nós, mas para o mundo. (Marcos 16:15)
Quando nós saímos o Senhor vai conosco, e quando ficamos o Senhor fica conosco. Precisamos entender que os sinais não são para nós que conhecemos, mas para aqueles que ainda não conhecem. Não devemos agir como os fariseus que queriam sinais. (João 12:18; Atos 4:30-31)
Mas quando sairmos, anunciarmos e acontecer na vida das pessoas vai acontecer na minha vida também. As coisas acontecem, mas não na mesma escala que Senhor quer fazer. Quando formos impactados para falar, o Senhor vai impactar a nossa vida e a vida daqueles que ouvir.
A mensagem é a simplicidade do evangelho, hoje vemos que a mensagem que e pregada vem adoçada. (Gálatas 1:6-9; 1 Coríntios 14:5-6)
O Avivamento não é para acontecer dentro das igrejas apenas, mas para sairmos, aí sim, veremos o que é o avivamento, pois o compromisso de Deus é com a mensagem, com o nome de Jesus. Quando eu falo Deus está comprometido com a minha palavra.
O impacto deve acontecer lá fora, na vida daqueles que estão indo para o inferno. Precisamos deixar de falar o que a carne quer ouvi e sim ouvir o que a mensagem quer dizer e voltar ao evangelho da Cruz. (Gálata 6:14)
Precisamos tomar posse desse evangelho, mas este evangelho para àqueles que crêem. (Gálata 6:8)
Nossa mensagem não pode ser outra, a não ser no evangelho. De acordo com o apóstolo Paulo, a igreja da Galácia começou a viver outro evangelho, um evangelho se a cruz. Paulo então em uma forma muito clara, escreve uma carta a esta igreja, os exortando a cerca deste evangelho. (Gálatas 1:6-9)
O evangelho sem a cruz torna-se uma proposta totalmente limitada, porque não consegue transformar o interior das pessoas; as pessoas se maquiam por fora, mas por dentro continuam as mesmas de sempre. Esse evangelho não prega nenhum tipo de compromisso com o reino dos céus, por isso se tornou tão desejado em meio aquela comunidade. (Gálatas 6:14)
O evangelho só é pregado quando Cristo é publicamente exposto na crua. O evangelho não é de Jesus na manjedoura, na marcenaria, ou mesmo pregando às pessoas. Mas é o evangelho da cruz. (1 Coríntios 1:17)
Sua oferta: sua justificação é o dom do espírito
Sua exigência: a exigência da cruz é a fé. É crer. (Romanos 10:14-14)
ESTUDANDO A PALAVRA
“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.” (Atos 2:41)
“Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.” (Atos 4:4)
“Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera maravilhas entre vós o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? É o caso de Abrão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. “(Gálatas 3:1-9)
“Maravilho-me de que tão de pressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, mas há alguns que vos inquieta e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gálatas 1:6-9)
“E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo.” (Atos 5:42)
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15)
“Pelo que a multidão lhe saiu ao encontro, porque tinham ouvido que ele fizera este sinal.” (João 12:18)
“Enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus. E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” (Atos 4:30-31)
“E eu quero que todos vós faleis línguas estranhas; mas muito mais que profetizeis, porque o que profetiza é maior do que o que fala línguas estranhas, a não ser que também interprete, para que a igreja receba edificação.” (1 Coríntios 14:5-6)
“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo.” (Gálatas 6:14)
“Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6:8)
“Porque Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.” (1 Coríntios 1:17)
“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?” (Romanos 10:14-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário