terça-feira, 24 de agosto de 2010

Despertar Apostólico - A Vida Nova - Estudo 7

Introdução

O que os Apóstolos receberam de Jesus eles transferiram as pessoas, as Igrejas. Isso vemos em todas as cartas, elas foram escritas, porque, ora estava claro que os cristãos viviam contrários a vontade de Deus, ora por ataque doutrinário de outros líderes da época. As cartas tinham a função de um ensino corretivo na vida das pessoas e da igreja. Com isso, entendemos que a igreja tem que estar atenta a sua realidade. A igreja tem uma essência, ela vive uma essência, daqueles que nasceram de novo. (João 3:3)
A igreja cultua a verdade da nova vida no Espírito.
Todo fundamento apostólico tem sua origem em Jesus, nada é fundamentado nos Apóstolos, eles apenas deram continuidade. Quando lemos suas cartas, vemos que elas queriam introduzir o que Cristo deixou.
Precisamos entender e separar a linguagem de pregação, a nossa vida deve endossar aquilo que falamos e não o contrário. A pregação não pode faltar, o evangelho deve estar impregnado na vida da igreja. Logo, eu prego o evangelho, ele deve estar impregnado na minha vida.
A igreja tem que ser impactada pela linguagem de Jesus. (João 8:11)
O evangelho é acompanhado dessa verdade. Você precisa da nova vida. (João 3:3)
Essa nova vida é uma linguagem de vida e salvação. A autoridade estava na vida de Jesus. Ele pregava com autoridade, não só no conhecimento. Eles viam que o que Ele falava estava em sua vida. (Marcos 5, 6 e 7 – Sermão da Montanha)
A autoridade de Jesus trazia cura e libertação. Se Jesus tem autoridade sobre a minha vida, eu sou curado e liberto. Eu não tenho uma linguagem “evangeliquês”, “igrejês”, mas tenho a linguagem do Espírito. Na igreja nós temos uma linguagem, mas muitas vezes porque ouvimos e não porque vivemos.
A nova vida tem que impactar, ela faz desse caminho apertado, não são as cobranças, porque cobrar todos cobram agora o difícil é tirar das nossas vidas aquilo que está errado. No capítulo 8 de João vemos que o suficiente para aquela mulher foi à graça de Jesus. E isso não é a linguagem, mas o viver. Nós sabemos o que é pecado, o difícil é parar de pecar.
O que é Nova Vida?
A nova vida é vida no Espírito, que gera transformação.
A nossa vida não deve ser simplesmente marcada por “não faça isso, ou não faça aquilo”, mas porque o Espírito Santo está em nós. (2 Coríntios 5:17)
A vida que eu tenho não é por causa do meu caráter, mas porque Deus está em mim. Deus tem a Sua linguagem. A linguagem do Espírito é o que importa não os “usos e costumes” de determinado povo. A nova vida é a linguagem do Espírito, tenho que me curvar a Palavra. (Atos 26:20)
O Espírito é quem derrama em mim o arrependimento, é ele quem gera os frutos. (Mateus 3:8)
E é por isso que é difícil acreditarmos na transformação das pessoas. Não é pelo modo de agir das pessoas, abandonar um costume, uma fala, mas o agir do Espírito. O pecado que está em mim, me faz ser incrédulo, não acreditar na transformação, na nova vida das pessoas. E nesse sentido a igreja tem que ter a sua linguagem, tem que viver sua linguagem, e essa linguagem é o Espírito, o despertamento tem que vir.
O que é transformação?
Transformação, que no grego significa metanoia, que traduzido quer dizer metamorfose. (Romanos 12:2)
Eu vivo transformação por um ideal, uma meta, um caminho, uma verdade. Não é questão de cair e pedir perdão, mas de viver o Espírito. O nosso “casulo” é o Espírito, se perco a linguagem do Espírito eu perco a transformação. Quem vai trazer essa transformação é o Espírito, não o simples conhecimento. (Efésios 4: 30)
O ato de não pecar é viver no Espírito. A transformação se dá pela vida no Espírito. E isso faz da nossa jornada estreita. Se não tenho a linguagem do Espírito, vou ser contaminado pela linguagem do mundo. A linguagem da igreja tem que ser a linguagem do Espírito, é ela quem transforma, cura e liberta. Quantas vezes, num processo de libertação, nós ouvimos do Espírito, “você sabe qual é o caminho, você sabe o que precisa fazer”. Homem nenhum pode fazer a transformação, mas somente o Espírito. “A verdadeira libertação é a transformação da minha vida.”
Isso significa que estamos sendo doutrinados naquilo que Ele nos chamou. Aonde nós chegamos, todos devem saber que fomos regenerados, filhos de Deus e que temos uma unção que domina nossa vida. Que o Espírito Santo domina a nossa vida, a consciência de nova vida, a busca pela metamorfose, transformação, é que estabelece a verdadeira libertação. (Gálatas 6:15; Romanos 6:4; Efésios 4:22-24)
Se digo que tenho nova vida, e não sou transformado, eu não tenho autoridade para falar. É por isso que a igreja está calada. Nós não falamos, porque sabemos que dentro de nós o poder de Deus não rompeu.
Precisamos ser transformados, mas é pelo nível de derramamento do Espírito Santo.
Precisamos acreditar que aquele que formou o homem pode lhe dar um novo coração. Deus tem o poder de fazer isso através do Espírito Santo em nossa vida, nascer de novo é uma ação de Deus, fazendo de nós um recipiente novo onde Ele possa se derramar continuamente na pessoa do Espírito Santo. (Lucas 5:37)
A linguagem Apostólica é a nova vida, abrir mão desta verdade é abrir mão da própria revelação, que insiste em revelar ao homem a vida no Espírito.
ESTUDANDO A PALAVRA
“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (João 3:3)
“E ela disse: Ninguém Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.” (João 8:11)
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)
“Antes, anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.” (Atos 26:20)
“Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.” (Mateus 3:8)
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.” (Efésios 4: 30)
“Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.” (Gálatas 6:15)
“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos para a glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Romanos 6:4)
“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4:22-24)
“E ninguém põe vinho novo em odres velhos; de outra sorte, o vinho novo romperá os odres e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão.” (Lucas 5:37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário