terça-feira, 24 de agosto de 2010

Despertar Apostólico - Igreja, Lugar de Vida - Estudo 8

Introdução

O Ministério Apostólico é a extensão do Ministério de Jesus. O que os apóstolos fizeram foi dar continuidade ao que Jesus fez.
Ao longo dos séculos a igreja tem sofrido os mesmos ataques do início da igreja, heresia, falsos ensinamentos, costumes. As cartas são como uma correção contra essas coisas que tentaram infiltrar-se na igreja. No início da igreja o gnosticismo e o judaísmo são exemplos dessa infiltração. Eles queriam, com afirmações bíblicas, colocar as suas doutrinas dentro das igrejas e isso era uma ação do próprio diabo para neutralizar as forças da igreja. A igreja ganhou seu espaço com a verdade. (Atos 9:31)
Com o crescimento da igreja apareceram líderes, que começaram a ser envolvidos por outros grupos, e esses líderes começaram a implantar coisas fora da verdade.
Hoje não é diferente, não temos nenhum grupo se denominando gnósticos, mas temos muitos grupos que atacam a igreja. Satanás tem visado a igreja desde sua origem, por ela ser a extensão de Cristo na terra.
A igreja é a extensão de Cristo, ela é Cristo, por isso da mesma forma como Cristo impactou, a igreja tem que impactar o mundo. A doutrina dos Apóstolos é para a igreja, é para a comunidade. (Colossenses 1:24)
Jesus se refere à igreja por duas vezes. (Mateus 16:18; Mateus 18:17)
Por isso se alguém vem fazer parte da igreja e não obedece, deve ser repreendida, e muitas vezes não tomamos atitude nenhuma, pois a igreja está contaminada. Quando não obedecemos como igreja, ela perde sua autoridade. Quando a igreja não pratica a correção ela não tem autoridade. Se a igreja não tem autoridade para desligar, logo ela também não autoridade para ligar. As cartas são atitudes do Espírito Santo para corrigir a igreja. Nós que pertencemos à igreja estamos causando a sua má influência. A linguagem da igreja é correta, mas a nossa linguagem não é.
Existe uma distancia entre a mensagem e nossa vida. Ouvimos a mensagem, mas não obedecemos. Essa falta de autoridade tem barrado nossa influência no mundo. A igreja que corrige é a igreja que prevalece.
O que é a Igreja?
É a comunidade dos salvos, que é definição de Eclésia. É o Corpo de Cristo. É a noiva de Cristo.
Como a igreja se estabelece?
Pela autoridade de Cristo e Seu Senhorio. Esse estabelecimento tem dois princípios:
- Ela já está estabelecida por Cristo. (Mateus 16:18) Pela autoridade constituída e conquistada em Cristo. (Mateus 28:18-19). No âmbito espiritual.
- No sentido de autoridade ela está constituída, porém no físico, ela só será estabelecida através da nossa obediência. Depende do Senhorio de Cristo. Não somente em irmos, mas nos posicionarmos dentro da igreja. (1 Coríntios 12:28)
O estabelecimento da igreja depende de como eu vejo o Senhorio de Cristo na minha vida. A questão da rebeldia, da desobediência na igreja, é contra Cristo, não contra os líderes. (Apocalipse 2:20)
E por causa disso vemos o “homem” e não vemos Cristo dentro da igreja. (Efésios 5:23)
Por causa dessas infiltrações não vemos no âmbito espiritual, mas no âmbito físico. Jesus é o
Senhor da Igreja e precisa tomar o Seu lugar.
Qual a Missão da Igreja?
É manifestar Cristo, ganhar almas e consolidá-las. Este é o papel da igreja.
Qual sua vivência?
Na carta o Apóstolo Paulo a Filemon vemos duas vivência da igreja:
- Amor: não é manifestação de Deus, mas o amor. A excelência da vida da igreja é o amor. E nesse amor há uma recompensa, a recompensa que vem dos céus. E essa recompensa nem sempre, vem do jeito que a gente quer. (Filemon 1:5)
- Obediência: a base do nosso relacionamento com Deus é a obediência. Em Filemon o Apóstolo Paulo fala de amor, mas fala também de obediência. (Filemon 1:21)
Qual a esperança da igreja?
A ressurreição de Jesus Cristo. Ao olharmos para a sua vida e ministério definimos claramente quem nós somos. Você quer ter uma definição da igreja, olhe para Jesus. (Efésios 3:10)
Jesus foi gerado pelo Espírito Santo, a igreja também é gerada pelo Espírito Santo. No sentido físico ela pode até não estar estabelecida, mas no âmbito espiritual ela está. (Lucas 1:35)
Não é porque estou cansado da igreja, que Deus cansou dela. Se Jesus não se estabelece como Senhor na minha vida, ele não pode ser estabelecido no mundo.
A influência que Jesus teve com o Seu ministério é a influência que devemos realizar, porque o ministério da igreja é o ministério de Jesus. Quando não influenciamos, estamos revelando que Jesus não está atuando em nossa vida.
Quando eu sou igreja?
Quando o Espírito Santo opera livremente em minha vida, fazendo de mim parte relevante do corpo.
Qual é a busca da igreja?
É ser cheia do Espírito Santo. (João 16:13-14)
A glória de Jesus é quando Ele olha para a igreja e vê Ele mesmo.
ESTUDANDO A PALAVRA
“Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.” (Atos 9:31)
“Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja.” (Colossenses 1:24)
“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18)
“E, se não as escutar, dize-o à Igreja, e, se também não escutar a Igreja, considera-o como um gentio e publicano.” (Mateus 18:17)
“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28:18-19)
“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” (1 Coríntios 12:28)
“Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.” (Apocalipse 2:20)
“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” (Efésios 5:23)
“Ouvindo a tua caridade e a fé que tens para com o Senhor Jesus Cristo e para com todos os santos.” (Filemon 1:5)
“Escrevi-te confiado na tua obediência, sabendo que ainda farás mais do que digo.” (Filemon 1:21)
“Para que, agora, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus.” (Efésios 3:10)
“E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a vontade do Altíssimo se cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” (Lucas 1:35)
“Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, por que não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.” (João 16:13-14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário