sábado, 21 de agosto de 2010

Despertar Apostólico - Revelação e Discernimento - Estudo 5

Introdução

Deus ao longo da Bíblia se relaciona com o homem, é a forma de trazer ao conhecimento do homem aquilo que está em Seu coração.
Ele se revela ao homem, porque o homem caiu. No princípio o homem tinha a revelação total de Deus. Tinha plena comunhão com Deus.
No ato da criação, (a própria criação é uma revelação de Deus). Deus disse: “haja”, Ele trouxe a existência, pela força da Sua palavra. Porém o homem foi criado de forma diferente, para as coisas Ele diz: “haja”, e o homem Ele “forma”, (Gênesis 1:26-29).
Temos aqui o entendimento que tudo foi criado para o homem. Quando forma o homem, Ele começa a revelar ao homem todas as coisas. O homem tem o pleno conhecimento da criação, está debaixo da revelação de Deus. Deus se relaciona com Adão, trazendo o discernimento e a revelação. Porém, no momento da queda se rompe esse relacionamento. E a partir deste momento começa a lidar com o homem de uma forma diferente, é um novo processo de revelação ao homem. E nesse processo falta o discernimento ao homem. (Gênesis 4:2-8)
Após todos esses fatos, Deus vem se revelando ao homem.
Na época de Moisés começa haver um estreitamento dessa revelação. (Êxodo 3:6)
Deus dá a Moisés a autoridade de revelar quem Ele é. As pragas do Egito são revelações de quem é Deus e está acima de outros deuses. Moisés foi levantado por Deus para se revelar através dele, e a Moisés ele diz: “Eu sou o que Sou” (Êxodo 3:14), e conforme Moisés volta ao Egito, Deus começa a se revelar, cada ato na vida de Moisés é uma revelação de Deus, (e mesmo Deus se revelando ainda falta discernimento a Moisés). Deus dá a Moisés a honra de O revelar, e Moisés tem a incumbência de revelar Deus ao povo.
O Pentateuco, escrito por Moisés é uma revelação profunda de quem é Deus.
E ao longo da história Deus não para de se revelar. E Jesus é a plena revelação de Deus (Hebreus 1:1-3).
Jesus não é um profeta, Jesus é a expressa revelação de Deus.
O que é Revelação?
É retirar o véu das coisas que estão encobertas, trazer à luz o que está no oculto.
Como estabelecemos a Revelação?
Se antes da queda do homem houve necessidade de revelação, quanto mais após a queda. (Efésios1:17; 4:13)
Em virtude da queda o homem se distancia de Deus, e seu retorno é através da revelação. E esta revelação é através de Jesus. A obra de Jesus é tão profunda que Ele em nós passa a revelar um pleno discernimento para nos trazer de volta a Deus. O homem que está distante de Deus não volta sozinho. O Espírito Santo revelará. Conhecimento da Bíblia é conhecimento, porém, conhecimento da Bíblia revelado e discernido nos traz Jesus. Tudo converge a Jesus. Para nós o discernimento é voltar a se apropriar daquilo que já foi revelado.
Em seu ministério nosso Mestre, estabelece uma relação voltada para revelação, trazendo sobre os discípulos o conhecimento de Deus. Esta revelação é profunda, não se dá apenas por leitura, (interpretação), muito embora seja importante, mas por um derramar do Espírito de Deus e por um alimentar-se dEle todos os dias.
Quando Jesus chama os discípulos, Ele derrama esta revelação a eles. A revelação é dada em Jesus, e com Jesus há o discernimento.
A revelação é muito importante, e o discernimento é voltar àquilo que já foi revelado. Esta revelação é dada a quem tem o discernimento, (João3:3; 1 Coríntio 2:14).
E esta revelação nos levará à natureza do discernimento, ou seja, conhecer, julgar e ter sabedoria, para vivermos o modo digno em que fomos chamados.
A linguagem apostólica é profunda, pois caminha numa revelação crescente, pois seu alvo é o pleno conhecimento de Cristo, conhecer a Sua vontade. Quando nossa mente se abre para este conhecimento entendemos que não é apenas salvação a mensagem da igreja, mas também revelação do pleno conhecimento de Cristo.
A igreja tem a incumbência, não apenas falar de salvação, mas de revelar quem é Jesus. Se não vivenciamos o Reino é porque nos falta discernimento.
Eu tenho o poder de Cristo para não pescar, eu tenho o poder de Cristo para curar. Por que não curamos, o que nos falta? Falta-nos o discernimento.
O apostólico está resgatando a revelação, o discernimento de quem é Jesus: “Assim diz o Senhor... e é assim que vou acreditar”.
Não há necessidade da igreja caminhar de revelação em revelação, mas apropriar-se do revelado.
Se prestarmos atenção os cinco ministérios estão voltados para esta verdade. A Verdade da revelação.
A revelação por mais profunda que seja está no coração de Deus, derramá-la haja vista a forma como Deus vem se revelando nas escrituras, e como conclui sua revelação (o Apocalipse), podemos não discerni-lo completamente, porém está tudo revelado.
O que é a doutrina dos Apóstolos?
É o ensino do que foi revelado por Jesus Cristo. (Atos 2:42)
A nossa responsabilidade é revelar Jesus, a certeza de que Jesus é a expressão maior de Deus em nós. Ter uma vida que conhece, discerne e revela Jesus, é ter a plenitude do Senhor Jesus em nós, ungindo, fluindo, operando nestes dias. Se a igreja, andar falar e expressar a mesma linguagem de Jesus ela não se perderá.
Revelação sem discernimento não tem valor nenhum.
ESTUDANDO A PALAVRA
“E disse Jesus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se mova sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.” (Genesis 1:26-29)
“Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.” (Êxodo 3:6)
“E disse Deus a Moisés: Eu sou o que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós.” (Êxodo 3:14)
“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais; pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando toas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas.” (Hebreus 1:1-3)
“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito da sabedoria e de revelação.” (Efésios 1:17)
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, à varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” (Efésios 4:13)
“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (João 3:3)
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Coríntios 2:14)
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (Atos 2:42)
“Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Isaías 59:2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário