terça-feira, 24 de agosto de 2010

Despertar Apostólico - A Excelência do Apostólico - Estudo 10

Introdução
A essência do apostólico está no enviar. É importante destacarmos Jesus e seu ministério quando falamos em apostolado, pois tudo começou em Jesus.
O propósito de transformar o indivíduo é para que ele seja um canal para que o evangelho seja proclamado.
O evangelho não é algo egoísta, ele é para transformar pessoas naquilo que Deus deseja que elas sejam. E por esta mensagem ter chegado até nós não conseguimos nos calar, precisamos abrir nossas bocas e proclamar.
Jesus como o Cristo: Ele é o exemplo. Cristo no grego equivale a Messias no hebraico e os dois significam: Ungido, Enviado, alguém que foi capacitado. Sua incumbência é salvar e libertar.
Definição de Apóstolo: Enviado, Mensageiro, Embaixador. O Apóstolo tem uma mensagem, uma unção.
Jesus revelou claramente o desejo de salvar a humanidade, o homem perdido é o alvo de Deus. (João 17:4)
Jesus Cristo é em tudo nossa referência, o mesmo propósito dEle é o nosso propósito, da mesma forma como Ele foi enviado nós também somos.
Se realmente entendemos o propósito de Jesus em nossa vida nós compartilhamos, se não compartilhamos estamos agindo de forma errada, estamos sendo egoístas. (João 4:25)
Quando a igreja não toma a postura de enviar está agindo de forma egoísta, e isso é trazer orgulho e soberba. Hoje a igreja é grande, é rica, mas não está fazendo o que deveria que é enviar.
A igreja tem frisado muito o “venha”, mas o que deveria ser frisado é o “ir”. (I João 4:9)
O amor de Deus foi manifestado no envio de Jesus Cristo, João retrata o envio, pois no envio o amor é manifestado. As pessoas só vão saber do amor se houver o envio. (Romanos 10:5)
A Igreja Apostólica deve ter por finalidade o “ide”. É o que foi ensinado por Jesus. E quando os discípulos assumiram a postura do que Jesus ensinou isso desceu sobre a vida deles. Se quisermos ver o poder do evangelho temos que ir. O envio foi o ponto alto do ministério de Jesus.
A igreja pode ir pelo caminho que for, falar sobre qualquer assunto, mas se isso não redundar no envio não tem significado nenhum.
A excelência do Apostólico
O objetivo do discipulado não se resume ao indivíduo, mas visa prepará-lo para ser enviado a outros, sem o envio o processo se torna estéril, deixando de existir a multiplicação. Se não há geração de frutos, se não há geração de filhos, deixa de existir a multiplicação.
A igreja não precisa de propaganda, mostrando o que tem, ou o que ela é, mas precisa ir. E quantas vezes nós exaltamos o evangelho nessas coisas? O segredo do evangelho é o que ele faz comigo, o poder que ele tem.
Quando tomamos a postura do ”ir” a única mensagem é o evangelho, vida de Cristo. Não pode existir outra mensagem, outra atração. Qual tem sido a atração na vida da igreja nos dias de hoje?
Quando formos enviados iremos ver “os céus abertos”.
Há uma essência, uma excelência no ser enviado. Tem que ser como foi ao ministério de Jesus. De nada vale ficarmos um, cinco ou dez anos numa igreja e não sermos enviados. Quando nós vamos o poder e a unção vem. (Atos 1:8)
A grande importância na visão de Cristo no discipulado é sermos enviados para liberar o poder do evangelho e reproduzir o caráter de Cristo.
O verdadeiro ministério apostólico é o envio, de irmos onde Cristo quer, de revelarmos sua glória a todas as nações. (Lucas 10:1)
O enviar não está associado ao ir para outras cidades, países, lugares distantes, mesmo em Antioquia alguns ficaram e outros saíram. (Atos 13:2)
As pessoas precisam conhecer a verdade onde estamos. O local onde está à igreja é o seu maior campo, se ela não alcança, não está apta a enviar.
Se tomarmos a postura de ir, o que precisamos Deus vai fazer, do que serve temos muitas coisas, se não usarmos, só vai ocupar espaço. A igreja tem que ter o que ela usa. O que for necessário além do que ela tem Deus vai dar. (I João 4:9)
Ao “irmos” estamos demonstrando que amamos a Deus e as pessoas. E quanto mais irmos, mais Deus vai se manifestar em nós.
ESTUDANDO A PALAVRA
“Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.” (João 17:4)
“A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama Cristo) vem; quando ele ir nos anunciará tudo.” (João 4:25)
“Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo para que por ele vivamos.” (I João 4:9)
“Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.” (Romanos 10:5)
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8)
“E, depois disso, designou o Senhor ainda outros setenta e mondou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.” (Lucas 10:1)
“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” (Atos 13:2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário