quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O silêncio que traz respostas

O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor.
E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude.
Quando Deus nos faz sofrer, devemos ficar sozinhos, pacientes e em silêncio.
Devemos nos curvar, humildes, pois ainda pode haver esperança. (Lamentações 3.26-29 - NTLH)

O Sofrimento sempre será tema para muitas e muitas linhas de estudo e pensamentos, ou horas e mais horas de sermões e palestras. Principalmente quando queremos achar um culpado para o nosso sofrimento e mais ainda, quando direta ou indiretamente achamos que esse culpado é Deus.
Não quero aqui tecer comentário, considerações, tópicos ou teses sobre o porquê do sofrimento.
Lendo Jeremias e suas lamentações, muito me chamou a atenção o capítulo 3. Quase sempre sabemos de algum capítulo por conta de algum versículo “famoso”. Nesse caso, o vs. 23, 24: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a sua fidelidade” (versão Revista e Atualizada). Mas ao lermos todo o capítulo, observaremos algumas palavras até mesmo duras que o profeta profere contra o Senhor em seu lamento, como “golpes da ira de Deus” ou “com a sua mão, me bateu muitas vezes, o dia inteiro”.
Jeremias está lamentando a ida do povo ao cativeiro. Este mesmo povo que o perseguiu, que não aceitou sua mensagem e que por várias vezes tentou matá-lo. Ele chora, lamenta o castigo de Deus diante do seu povo.
Se lembrarmos da história de idolatria do povo de Israel, perceberemos que era o momento do tratar divino com seu povo. Assim também é conosco, muitas vezes, quando nos afastamos de Deus, quando enchemos nossos corações com idolatrias dos tempos modernos. Podemos receber a disciplina do nosso Pai Celestial.
Não quer dizer que todo o sofrimento é fruto da ira divina. Muitas vezes pode ser meramente obra do nosso pecado, ou do mundo que vivemos, pois ele “jaz no maligno”. Mas independente do motivo do sofrimento que passamos, sabemos que ele tem a permissão de Deus, e alguma mensagem Ele quer transmitir a nós. Então, é aí que temos um problema: revoltamo-nos contra Deus e tapamos nossos ouvidos para não ouvir o que Ele tem a nos dizer. Como uma criança malcriada e mimada, que tapa o ouvido e começa a gritar quando lhe tem um pedido negado, sempre nos pegamos em fazer algum tipo de barulho quando estamos sofrendo. Quer seja de murmuração, de indignação, de revolta, de perguntas (por que eu, Senhor, porque?). Assim é o ser humano. Assim somos nós (nossa natureza rebelde – quem somos nós para exigir satisfação de Deus?).
Você verá o profeta Jeremias fazendo um grande lamento desde o primeiro versículo até o versículo 20, quando ele nos dá, a partir do versículo 21, uma dica de como devemos nos comportar diante do sofrimento, seja ele qual for: aguardar em silêncio a ajuda do Senhor... devemos ficar sozinhos... em silêncio...
É nesse ponto que Deus quer que cheguemos: quietude para ouvir sua voz e sua mensagem para nós mediante as lutas e o sofrimento. Humildade e humilhação em saber e reconhecer que Ele é e sempre será Deus independente de nós (parar de agir como um cavalo indomado, lutando contra seu domador). Reconhecimento da nossa parte e adoração de que Ele é o único e verdadeiro Deus.
Penso que em dias de constante agitação, falta-nos tempo para ouvir a voz do Senhor. E muitas vezes Deus usa o expediente do sofrimento (desde uma enfermidade a um longo período de desemprego), para nos aquietar e fazer com que ouçamos sua voz. Posso afirmar a você, querido(a) irmão(ã), que é doloroso lutar contra Deus, mas é prazeroso parar e ouvir sua voz. Entender o que Ele quer nos dizer no meio do sofrimento.
Nosso grande orgulho somente será quebrado com o fogo do sofrimento. E então, devemos nos humilhar e curvar diante desse poderoso Deus. O silêncio e obediência em ouvir a voz de Deus, o que Ele quer de nós, consola nossa alma. Traz paz! E o melhor: traz esperanças, pois o próprio profeta, como que num lance de se lembrar de quem é Deus, começa a declarar os mais lindos atributos do nosso Pai: “o amor do Senhor Deus não se acaba”; “sua bondade não tem fim”; “O Senhor é bom para todos os que confiam nele”; “Grande é a fidelidade do Senhor”; “O Senhor não rejeita ninguém para sempre”.
Quero desafiar você, querido(a) irmão(ã) a buscar esse momento de silêncio diante do Senhor. Leia todo o capítulo 3 de Lamentações. Deixe o Espírito Santo ministrar em sua vida essa porção da Palavra. E não se esqueça: o Senhor quer ter esse momento de silêncio com você!
Agora, é a sua vez!
Pastor Lucas Ferreira
Primeira IGREJA BATISTA de Franco da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário