quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Exortação à Santidade


2 Crônicas 15
As reformas religiosas de Asa
1Veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. 2Este saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim. O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. 3Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. 4Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado. 5Naqueles tempos, não havia paz nem para os que saíam nem para os que entravam, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras. 6Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam, pois Deus os conturbou com toda sorte de angústia. 7Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa. 8Ouvindo, pois, Asa estas palavras e a profecia do profeta, filho de Odede, cobrou ânimo e lançou as abominações fora de toda a terra de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara na região montanhosa de Efraim; e renovou o altar do Senhor, que estava diante do pórtico do Senhor. 9Congregou todo o Judá e Benjamim e também os de Efraim, Manassés e Simeão que moravam no seu meio, porque muitos de Israel desertaram para ele, vendo que o Senhor, seu Deus, era com ele. 10Reuniram-se, em Jerusalém, no terceiro mês, no décimo quinto ano do reinado de Asa. 11Naquele dia, ofereceram em sacrifício ao Senhor, do despojo que trouxeram, setecentos bois e sete mil ovelhas. 12Entraram em aliança de buscarem ao Senhor, Deus de seus pais, de todo o coração e de toda a alma; 13e de que todo aquele que não buscasse ao Senhor, Deus de Israel, morresse, tanto o menor como o maior, tanto homem como mulher. 14Juraram ao Senhor, em alta voz, com júbilo, e com clarins, e com trombetas. 15Todo o Judá se alegrou por motivo deste juramento, porque, de todo o coração, eles juraram e, de toda a boa vontade, buscaram ao Senhor, e por eles foi achado. O Senhor lhes deu paz por toda parte.
16O rei Asa depôs também a Maaca, sua mãe, da dignidade de rainha-mãe, porquanto ela havia feito a Aserá, uma abominável imagem; Asa destruiu-lhe a imagem, que, feita em pó, queimou no vale de Cedrom. 17Os altos, porém, não foram tirados de Israel; todavia, o coração de Asa foi perfeito todos os seus dias. 18Trouxe à Casa de Deus as coisas consagradas por seu pai e as coisas que ele mesmo consagrara: prata, ouro e objetos de utilidade. 19Não houve guerra até ao trigésimo quinto ano do reinado de Asa.

Mateus 7.15-20
Os falsos profetas
15Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. 16Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? 17Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. 18Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. 19Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 20Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.

1 João 3.4-10
4Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. 5Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. 6Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.
7Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. 8Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. 9Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. 10Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.

1 João 5.18
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.
1 Coríntios 5.1-4
A impureza da igreja de Corinto. Repreensões e exortações
1Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. 2E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou? 3Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, 4em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, 5entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus].

Queridos irmãos:
Os textos acima foram lidos, nesta ordem, no último domingo, dia 28 de agosto de 2011, numa palavra de exortação a todos nós, membros da PIBFR.
Algumas considerações:
Estamos em tempos de santificação e consagração. O Espírito Santo tem convocado sua Igreja à busca de Santidade. Nós da PIBFR, desde o início de ano, estamos nessa busca, intensificados agora, com a campanha de 40 dias de Jejum e Oração pela igreja;

O Senhor Jesus está trazendo a tona pecados escondidos. Máscaras estão caindo e crentes em Jesus estão sendo (e serão) confrontados em suas práticas pecaminosas;

Nossa igreja é repleta de pecadores, a começar do seu líder espiritual. E sempre haverá em seus bancos e corredores espaço para pecadores, que queiram mudar de vida, viver como discípulos de Jesus, andando em santidade, em arrependimento constante de seus pecados;

Sempre transmitiremos aos nossos irmãos graça e misericórdia (pois do Senhor, também as recebemos) quando caírem em pecados, sempre prontos a perdoar e ajudar no crescimento e caminhada na fé cristã.

Porém, não toleraremos a prática do pecado entre nossos membros. Atos e práticas pecaminosos na vida de nossos membros serão tratados com exortação e disciplina, assim como a exclusão do corpo de Cristo (como ocorreu em assembleia neste domingo), entregando tal membro à Satanás, para que possa ser disciplinado por ele, conforme orientação de Paulo aos coríntios.

Sempre é tempo para arrependimento e mudança de vida. A graça é-nos estendida a todo momento. Devemos aceita-la e ter a prática da confissão de pecados (1João 1.9)

Conclamo que todos nós:
Oremos uns pelos outros, principalmente pelos fracos na fé;
Busquemos a Santidade pelo Espírito Santo, através da sua Palavra;
Vigiemos, para que, quem estiver em pé, cuidado para não cair.

Vejo que é tempo de uma reforma espiritual em nossa igreja, promovida por Jesus (dono dela e maior interessado), através do Espírito Santo. Vamos continuar firmes, pois esse propósito vem dos Céus. Não desanimemos. Deus Abençoe ricamente sua vida.

Autor: Pastor  Lucas Ferreira
Primeira Igreja Batista de Franco da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário