terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Um milagre surpreendente!

I Reis 17:1-16 

Deus é um Deus de coisas surpreendentes naquilo que Ele fala e age.

Elias era um homem de muita coragem e ousadia, não era fácil ser profeta, eles eram perseguidos e até mortos. Elias teve coragem de desafiar ao rei dizendo que o mesmo precisava se arrepender. Disse que não choveria na terra por três anos e meio. A terra de Israel era um deserto que necessitava de chuva para as pessoas não terem fome e nem sede.Deus fala para Elias ir para um lugar a fim de se esconder, uma caverna no deserto, longe dos demais profetas para ouvir, receber direção dEle. Deus supriria todas as suas necessidades de modo sobrenatural. O Senhor o disse para ir até o ribeiro, pois ali os corvos lhe dariam de comer. Qual seria a sua reação ao ouvir uma orientação como essa?

Nós achamos que Deus certamente suprirá as nossas necessidades, mas sempre de modo convencional, porem Deus também o faz através de milagres, agindo de diversas formas, de maneira surpreendente.

Elias foi alimentado pelos corvos. Pode nos parecer loucura as coisas que Deus nos fala, mas mesmo que não entendamos racionalmente é melhor obedecermos porque Deus pode operar um milagre, Ele age de maneiras diferenciadas, precisamos estar atentos, ter discernimento, afinal de contas Deus não está encaixotado em métodos humanos.

Deus gosta de nos surpreender, Ele faz coisas novas a cada manhã.Elias obedeceu a Deus. A obediência a Deus é a chave para a vitória na sua vida. O homem pode até falar que não vai dar certo, mas se Deus lhe disse algo creia e obedeça.Depois que Elias foi para lá, o ribeiro secou devido à falta de chuva e embora ele estivesse no centro da vontade de Deus os problemas se levantaram. Isso acontece, não é porque estamos dentro da vontade do Senhor que as lutas não virão. Deus tem um tempo para todas as coisas.

Deus continuaria a suprir as necessidades de Elias, mas agora de maneira diferente, pois Ele não age sempre do mesmo modo.

Deus quer que aprendamos a depender dEle e não de homens. Há um espaço de tempo entre o ribeiro seco e o ouvir da voz de Deus. E qual a sua reação neste período? O que se faz entre o “não ter água” e o “ouvir novamente a voz de Deus”? Murmuro, choro, criticas??? Você pode não saber o que fazer, mas Deus certamente sabe o que Ele fará. Se uma porta se fecha, outra se abrirá logo à frente.

No vers. 8 veio à voz de Deus novamente a Elias o orientando para ir até uma mulher viúva, pois esta o sustentaria. Tratava-se de uma viúva sem condições financeiras! Mas Deus a queria usar para provar que a capacidade vem dEle, que a falta de dinheiro não é o problema e sim a falta de visão. Precisamos descobrir o método de Deus para cada situação de nossa vida.Elias se levantou e foi até a mulher viúva e pediu-lhe água e depois pão, porem ela o informou que tinha apenas um pouco de azeite e farinha, onde prepararia algo para ela e seu filho comer e em seguida morreria, pois não tinha nada alem. Elias ao ouvir aquelas palavras poderia ter pensado que Deus o deveria ter mandado ele ir falar com alguém mais importante ou chorado com aquela mulher e não lhe pedir nada. Só que Deus é Deus e precisamos perder essa natureza demasiada de dependermos das pessoas antes dEle.

Elias mandou a viúva fazer primeiro um pequeno bolo para ele e depois um outro para ela e seu filho. Vemos que Elias não ficou constrangido em falar aquilo que Deus queria que Ele dissesse, nem se preocupou com o que os outros pensariam de sua atitude. E assim fez a viúva conforme Elias a havia ordenado.

Nós costumamos querer ver milagres, mas não nos dispomos a fazer algo. Deus primeiro prova a nossa fé, nos desafia para depois poder nos surpreender. Se nos acomodarmos na nossa vida não veremos o sobrenatural de Deus. Precisamos dar passos.

Isto não implica em sair por aí dando cabeçadas, de modo presunçoso, fazendo coisas que Deus não te orientou.

O Senhor vê todas as circunstancias, Elias foi enviado ali para ser instrumento abençoador na vida daquela mulher, para Ele poder suprir suas necessidades, mas se ela também não tivesse dado o primeiro bolo para o profeta como uma atitude de obediência, ela poderia com certeza realmente vir a morrer de fome. O que fica claro que tudo aquilo que damos (semeamos), nós recebemos (colhemos).

Quando estamos diante de uma situação impossível nos apavoramos, todavia não devemos temer, temos que “obedecer” ao Senhor. Ele jamais falha.

As pessoas tendem a acreditar mais nas noticias dos jornais e da televisão do que está escrito na Bíblia. Elias ouviu a Deus, O obedeceu e foi abençoado.A viúva ouviu ao profeta, obedeceu a ordem dada por Deus através dele e foi abençoada.

A chave é a “obediência”.

Texto de Rosangela Abrahim

Nenhum comentário:

Postar um comentário