sábado, 26 de março de 2011

COMO ZAQUEU??? EU QUERO SUBIR???

Antigamente, quando se falava do episódio envolvendo o tal chefe dos publicanos, a ênfase era sempre cristocêntrica - recaía na iniciativa do Senhor Jesus de olhar com misericórdia para o tal homem e salvá-lo. Mas por que temos valorizado mais Zaqueu do que o Senhor Jesus? É porque, hoje, o antropocentrismo (o ser humano no centro) tem ganhado força em nosso meio.

COMO ZAQUEU, EU QUERO SUBIR

Tendo em mente o nosso distanciamento paulatino do senhorio de Cristo, voltemos a falar de Zaqueu e o hit gospel "Faz um milagre em mim", que começa assim: "Como Zaqueu, eu quero subir o mais alto que eu puder".

(páginas 23-31)

Quando Zaqueu subiu no sicômoro, já era um seguidor de Jesus, um verdadeiro adorador? Claro que não! Era um chefe dos publicanos, desobediente a Deus e possivelmente corrupto como se depreende do fato de ele ter dito, depois de salvo: "se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado" (Lc 19.8). Nesse caso, como esse "louvor" tem sido cantado por crentes em Jesus Cristo, em nossos cultos, já temos aqui uma contradição! Como um salvo em Cristo pode desejar ser como o não-salvo Zaqueu?

Por que Zaqueu subiu naquela árvore? Ele estava sedento por salvação? Queria, naquele momento, ter comunhão com Jesus? Não! A Palavra de Deus afirma, apenas: "E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um varão chamado Zaqueu; e era este chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura" (Lc 19.1-3). Ele não subiu no sicômoro porque estava desejoso de ter comunhão com Jesus, mas porque estava curioso para vê-lo.

O verdadeiro adorador deve agir como Zaqueu, que subiu numa árvore apenas para ver quem era o Senhor? Ou como o salmista que, ao demonstrar o seu desejo de estar na presença de Deus, afirmou: "Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?"(Sl 42.1,2)? Será que o pecador perdido e possivelmente corrupto Zaqueu tinha a mesma sede de um servo de Deus? Não! Então, por que um verdadeiro adorador desejaria ser como Zaqueu?

Quando eu digo: "Como Zaqueu, eu quero subir", estou afirmando que desejo ser como eu era nos tempos do mundo antes de ter a certeza da salvação. Observemos que foi somente depois de ter entrado na casa de Zaqueu que Jesus lhe disse: "Hoje veio salvação a esta casa" (Lc 19.9).

SUBIR OU DESCER?

A letra do aludido hit também diz: "Só pra te ver, olhar para ti e chamar sua atenção para mim". Será que precisamos mesmo, como Zaqueu, subir o mais alto que pudermos para chamar a atenção do Senhor? Bem, já vimos que o chefe dos publicanos subiu no sicômoro apenas para ver quem era Jesus. E o Senhor, olhando para cima, lhe disse:"Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa" (Lc 19.5). Não foi ele quem chamou a atenção de Jesus! Foi o misericordioso Senhor quem olhou pra cima e atentou para um pecador perdido (cf. Mt 9.36).

Um adorador, salvo, transformado, não precisa subir para chamar a atenção de Jesus. Na verdade, o Senhor está com o contrito e abatido de espírito (Is 57.15). Espiritualmente falando, Ele atenta para quem desce, e não para quem sobe (Sl 138.6; Lc 3.30). O que mais agrada ao Senhor é a nossa obediência, e não o nosso sacrifício (1Sm 15.22), se é que subir em um sicômoro pode ser considerado um sacrifício...

Não é, pois, a subida de Zaqueu na árvore que deve nos inspirar. A atitude dele que nos serve de exemplo foi a sua descida, de modo que atendeu o chamamento de Jesus: "E, apressando-se, desceu, e recebeu-o gostoso" (Lc 19.6). E, se a atitude que realmente recebe destaque foi a sua descida, por que a canção em análise valoriza mais a sua subida? O mais lógico - haja vista essa canção estar sendo entoada dentro dos templos, por pessoas salvas em Cristo - seria cantar "Como Zaqueu, eu quero descer". Afinal, foi ao descer que esse homem de fato deu o primeiro passo para ser salvo.

POR QUE ZAQUEU SUBIU NO SICÔMORO?

Quanto a Zaqueu, não há evidências de que ele tenha sido convencido por Deus a subir na árvore (...). Ele fez isso apenas por curiosidade mesmo. Foi o Senhor quem teve misericórdia dele e ordenou que descesse do sicômoro, a fim de receber a preciosa salvação.

Portanto, é ponto pacífico que Zaqueu não subiu no sicômoro para chamar a atenção de Jesus. Por quê? Porque a Palavra de Deus diz, claramente, que esse chefe dos publicanos queria ver quem era Jesus, como se lê em Lucas 19.3: "E procurava ver quem era Jesus". Por isso, se valorizarmos a sua subida, admitiremos que a iniciativa para salvação é do homem, e não de Deus. E isso é gravíssimo!

É o Espírito Santo quem convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8-11). O pecador está morto, espiritualmente (Ef 2.1). Como poderia tomar a iniciativa de chamar a atenção do Salvador para si? O Senhor dotou o ser humano de livre-vontade, livre-escolha, livre-arbítrio, mas, no que tange à salvação, a iniciativa é sempre de Deus (Jo 6.37; Mt 13.1-8; At 17.30-34).

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

Como a Palavra de Deus afirma que devemos julgar tudo segundo a reta justiça (Jo 7.24), bem como reter o que é bom (1Ts 5.21 - ARA), é importante ressaltar que a composição em análise não é de todo antropocêntrica. Ela apresenta alguns elementos cristocêntricos. Mas essa mescla de cristianismo com humanismo torna a letra da canção ainda mais perigosa. Por quê? Porque o mal misturado com o bem é muito pior do que o mal declarado.

Por uma questão de justiça, quais são as partes da composição em apreço que não depõem contra a Palavra de Deus? Primeiro: "Eu preciso de ti, Senhor. Eu preciso de ti, ó Pai. Sou pequeno demais, me dá a tua paz". De fato, um adorador que se preza deve mesmo depender inteiramente do Senhor e reconhecer a sua pequenez. Mas deve pedir paz a Deus? O salvo já não tem paz? Sim, porém a paz é uma bênção que Ele nos deu, no passado, e nos dá todos os dias (Jo 14.27). Observe que o verbo está no presente: "a minha paz vos dou".

Segundo: "Mexe com a minha estrutura. Sara todas as feridas". Essa parte tem sido bastante contestada, mas, sinceramente, não vejo desvios aí. Mas que estrutura seria essa? Em Salmos 103.14 está escrito: "ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó". Deus, é claro, conhece-nos profundamente. Ele conhece a totalidade do ser humano: espírito, alma e corpo (1Ts 5.23; Hb 4.12). Tomando como base o que aconteceu com Zaqueu, o seu encontro com o Senhor mudou a sua vida por completo, "mexeu com a sua estrutura"(Lc 19.7-10). Deus, com efeito, faz isso na vida do pecador no momento da conversão, e continua a transformar a sua vida a cada dia (2Co 3.18).

E quanto a Deus sarar todas as feridas? Ora, alguém tem dúvidas de que o Senhor Jesus nos cura interiormente? Mas não pense que estou aqui defendendo a falsa cura interior, associada à regressão psicológica, maldição hereditária, etc. Não! O Senhor, mediante a Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo, cura os quebrantados de coração, dando-lhes uma nova vida (Lc 4.18; 2Co 5.17).

Terceiro: "Me ensina a ter santidade. Quero amar somente a ti. Porque o Senhor é o meu bem maior". Sendo honesto e retendo o que é bom na composição, também não tenho dúvidas de que Deus nos ensina a ter santidade, em sua Palavra (Hb 12.14; 1Pe 1.15-25). Além disso, Ele é o que temos de mais precioso - o nosso bem maior. E, por isso, devemos amá-lo acima de todas as coisas (2Co 4.7; Lc 10.27).

LARGAR OU ENTREGAR TUDO?

Muitos consideram positiva esta parte do hit: "Largo tudo pra te seguir". Mas precisamos mesmo largar tudo para seguir ao Senhor? Claro que não! O que devemos largar, abandonar, são "as coisas velhas" (2Co 5.17), isto é, a vida de pecado (Cl 3.1-8). O que está escrito em Colossenses 3.9,10? "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou".

Em Mateus 16.24, o Mestre disse: "Se alguém quiser vir após mim, renucie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me". Renunciar não é, necessariamente, abandonar, largar, mas pôr em segundo plano ou, vendo de outro ângulo, entregar a Jesus. A própria família pode ser um obstáculo para um adorador. Deve ele, nesse caso, largá-la, abandoná-la? Claro que não! Renunciar implica deixar de priorizar. Isso significa que, ao entregarmos a nossa vida a Jesus, somos dEle, e tudo se torna secundário - até a família!

Não há necessidade de largar a família, o emprego, etc., para seguir a Jesus! Precisamos, antes, considerar essas coisas secundárias ante a relevância de priorizar a comunhão com Jesus (Mt 10.27). Nessa passagem vemos que o adorador deve amar prioritariamente o Senhor Jesus, sem que haja a necessidade de largar tudo para segui-lo. Não confundamos, pois, renúncia com abandono. O que precisamos abandonar para seguir a Jesus é a vida de pecado, e não tudo.

ENTRA NA MINHA CASA, ENTRA NA MINHA VIDA

Esta parte da letra da canção também é muito controversa: "Entra na minha casa, entra na minha vida". Por quê? Porque não foi Zaqueu quem convidou o Senhor Jesus para entrar em sua casa. Foi Ele quem ordenou: "Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa" (Lc 19.5).

Como se vê, o hit em apreço não prioriza a obra que Jesus faz na vida do pecador (cristocentrismo), dando maior atenção ao que o ser humano faz para conseguir o que deseja (antropocentrismo). Ou seja, a composição enfatiza mais a autoajuda do que a Ajuda do Alto. E não é só isso.

Considerando que esse "louvor" tem sido cantado nos templos, pelos salvos em Cristo, pergunto: Por que um verdadeiro adorador, um servo de Deus - alguém que louva a Jesus de verdade, sendo habitação do Senhor - cantaria "Entra na minha vida?" Segundo a Palavra, já somos moradas de Deus (Jo 14.23; 1Co 6.19,20). O servo de Cristo não precisa pedir para Ele entrar em sua vida, a menos que esteja desviado. E que ninguém diga que isso é licença poética, pois tudo tem limite.

Em resumo, e ao contrário do que é enfatizado na canção em análise, o que se destaca na história do miserável pecador Zaqueu é o fato de ele ter atendido a chamada do Maravilhoso Salvador Jesus Cristo ao descer do sicômoro (Lc 19.6). Ao subir, ele ainda era um pecador perdido. Mas, na descida, encontrou-se de fato com o Salvador e tornou-se um pecador regenerado (Jo 3.3; 1Co 5.17).

Que os pecadores, à semelhança de Zaqueu, desçam, humilhem-se a fim de receberem a gloriosa salvação em Cristo (Lc 18.9-14). Quanto a nós, os salvos, os verdadeiros adoradores, em vez de subirmos o mais alto que pudermos, que também desçamos a cada dia, humilhando-nos debaixo da potente mão de Deus (1Pe 5.6), a fim de que Ele nos ouça e nos abençoe (2Cr 7.14,15).

OBSERVAÇÃO

O precioso texto supra-exposto foi copiado em sua totalidade do livro: "Erros Que Os Adoradores Devem Evitar", escrito pelo Pr. Ciro Sanches Zibordi. No demais, recomendo a aquisição do referido livro, considerando que o mesmo aborda outros temas extremamente coerentes e importantes, tais como: Minha vitória hoje tem sabor de mel - Os ossos voltaram a viver- É a dança do pinguim - Os sonhos de Deus jamais vão morrer - Vai estar entre a platéia - e você no palco - Aleluiaaa... tire o pé do chão - Eu tenho um anjo de luz que me conduz - Deus vai mudar a sua história - Ele vem, Ele vem saltando pelos montes -Você nasceu para vencer - És Deus de perto, e não de longe - Incendeia Senhor a sua Noiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário